Como fazer jogos indie chegarem a criadores de conteúdo? - Dropando Ideias

O trabalho de um desenvolvedor de jogos indie não acaba quando o game fica pronto, pelo contrário. Muitas vezes ele fica até mais complicado a partir desse ponto, pois muitos devs não tem conhecimento sobre comunicação e marketing e sofrem para fazer-lo vender.

Do outro lado da moeda temos youtubers, streamers, blogueiros, jornalistas e outros criadores de conteúdo buscando boas pautas e assuntos. Assuntos esses que podem ser jogos indie bacanas, que vão despertar a curiosidade do público por serem diferentes, talvez até exclusivos para aquele criador.

Criadores e devs sofrendo no trabalho

A saga para realizar essa união sagrada entre o gamedev e o criador de conteúdo tem várias etapas. O jogo estar em uma plataforma como Itch.io ou Steam, ter um site, redes sociais, um press release… Enfim, várias coisas que não vamos tratar aqui hoje. Mas esse processo todo pode ser facilitado usando algumas plataformas criadas justamente para ser a ponte entre desenvolvedor e criador de conteúdo!

Então, seja você qualquer um desses, aqui estão alguns sites com cadastro gratuito para ajudar o seu game a vender, ou a achar bons jogos indie para fazer reviews e outros artigos.

Likemindedd

O Likemindedd entrou em contato comigo no twitter me pedindo para conhecer a plataforma, e assim surgiu a ideia desse post. A plataforma é bem recente, esta em beta e precisa de alguns ajustes com o layout, mas a ferramenta principal do site – o contato entre dev e criador – esta funcionando perfeitamente.
A criação de perfil é bem completa, permitindo fotos, links de redes sociais e outras formas de contato. O chat entre criador e dev é direto, como o chat do Facebook, permitindo que haja um combinado com qual o tipo de conteúdo que será criado sobre aquele jogo, e ajudando também a aumentar o seu networking.

 

Promoterapp

O Promoterapp é pago, mas muito recomendado e usado por publicadoras indies como o BrokenRules (Old’s Man Journey), MediaMolecule (LittleBigPlanet) e outras. Não é tão usado por estúdios pequenos e em início de carreira justamente por precisar de investimento; mas se o seu orçamento for um pouco maior e você pretender atingir grandes portais e influenciadores, com certeza é uma plataforma a se considerar.
Se você é um criador, ele funciona de outra forma. Em vez de criar uma conta você deve utilizar a lista de games disponíveis da Promoterapp. Aí é só escolher o que mais lhe interessa e fazer a solicitação, usando seu nome, email, plataforma de preferência e afins. Infelizmente a página de apresentação dos games aos criadores não é tão bem desenhada, mas cumpre seu papel.

 

VideoGamePromo

Permite tanto a distribuição gratuita de keys – enviar keys da Steam para youtubers testarem o jogo, por exemplo -, quanto promoções pagas com criadores – pagar para um youtuber grande fazer uma live de duas horas do game. Essa variedade de opções é boa tanto para devs quanto para criadores, já que a possibilidade de ganhar dinheiro traz mais gente à plataforma para falar dos jogos indie; mas é exclusiva para youtubers.
É o site com o melhor tutorial dessa lista, ensinando o passo a passo para usar a plataforma e conseguir uma audiência maior fazendo proveito de todos os recursos que ela dá. Ele também garante que as keys distribuídas irão se tornar algum tipo de conteúdo, fazendo o controle de quando o material sobre o jogo é transformado em um vídeo/stream/texto e limitando o número de keys que é possível adquirir até criar conteúdo novo.

 

Keymailer

O Keymailer também é limitado apenas a youtubers e streamers, mas concede uma bela visão do analytics dos vídeos para os devs. Ele tem vários jogos bem conhecidos registrados, como o OURE anunciado na conferência da PlayStation na Paris Games Week, Lego Marvel, e outros. Os desenvolvedores também podem promover o próprio jogo dentro da plataforma – fazendo-o aparecer nas páginas iniciais e assim chamar atenção de mais youtubers -, e convidar os criadores a testarem seu jogo, em vez de esperar que eles solicitem uma key.

 

Criadores parceiros – Itch.io

O Itch.io na verdade é uma plataforma para jogos indie, assim como a Steam, só que bem mais simples de se incluir um game. Basicamente é só subir o jogo na plataforma e pronto, você já pode começar a vende-lo! Por conta dessa facilidade o Itch.io acabou virando uma referência de onde encontrar jogos indies, e possui um sistema próprio para que criadores encontrem os jogos perfeitos para criar conteúdo sobre, sem ter que pagar por eles.
O programa de criadores parceiros do itch.io funciona de forma bem semelhante a todos os outros sites já citados aqui. Você cria uma conta, pede para ser aprovado como um criador parceiro, e se for aceito já pode começar a solicitar keys de jogos dos desenvolvedores! E pronto, todo mundo feliz 🙂

 

Menções honrosas:

Existem vários outros sites com a mesma proposta de ser a ponte entre gamedevs e criadores de conteúdo; mas muitas ainda estão em fases Alpha, são muito especificas (apenas uma plataforma, apenas com mais de X inscritos…) ou com muitas limitações, mas que valem a pena ser citadas aqui. Algumas delas são: SubmitGame.io, Chartboost, YunoiaGameInfluencer, Matchmade, e Refereum.

 

Agora ficou bem mais fácil encontrar jogos indies legais para cobrir/fazer uma estratégia de marketing legal para os seus games! Curtiu o post? Não esquece de deixar um comentário compartilhando também as suas dicas pessoais 🙂


Foto destaque: Indie Game: The Movie

publicado por

Comente!

aproveita e veja também

  • Games

    Canais gringos incríveis para aprender mais sobre Videogames!

  • Games

    Eu joguei: Virginia | Review

  • Games

    Eu e o Vídeo Game II: Playstation 1

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?