Eu li: Deixe a neve cair! - Dropando Ideias

A minha vida atual é de ficar encolhida no cobertor lendo; sem mais, nem menos. O friozinho que finalmente chegou à São Paulo cativa a gente a sentar perto da janela e ler embaixo de um cobertor velhinho e com cheiro de pele. Nada melhor do que uma história com narrativa leve e romântica pra fechar com chave de ouro esses dias gostosos.

Em Deixe a Neve Cair, os três fantásticos autores criam uma ~vibe~ mágica na gente; aproveitando do espírito de natal das histórias e o clima criado a partir da imagem de uma cidade nevada e acinzentada; porém repleta de luzes coloridas e pessoas de corações quentes.

Os três contos tem núcleos diferentes, mas são ligados por pequenos acontecimentos uns nos outros; que no final criam uma cena fantástica de desfecho. Tais pequenos acontecimentos – como um trem preso na neve, lideres de torcida numa Waffle House, e um homem completamente vestido de papel-alumínio – e as coincidências e semelhanças dos contos com a vida real, nos transportam para dentro da história e causam uma vontade de rir por nada e chorar por nada também.

deixe a neve cair waffle house dropando ideias resenha

“Sei que Jubileu é meio que um nome de stripper. Você provavelmente acha que eu recebi o chamado do pole. Mas não. Se me visse, perceberia rapidinho que não sou uma stripper (eu acho).”

Deixe a neve cair, O Expresso Jubileu

A narração é toda em primeira pessoa, o que torna as observações sobre as cenas bem pessoais e cômicas. A véspera de Natal é fria, extremamente nevada, e surpreendente para nossos personagens. Tudo começa quando Jubileu tem que pegar um trem para a casa dos avós, já que seus pais acabaram sendo presos por causa da Cidade do Papai Noel Flobie – uma coleção de pequenas peças de cerâmica que formam uma cidadezinha fofa natalina.

Por conta da nevasca fortíssima, o trem fica preso na neve e sem previsão para quando vai conseguir seguir viagem. Um grupo de Ambers e Madisons – ou melhor, de líderes de torcida – torna o vagão restaurante um caos em questão de segundos, e Jubileu, irritada, morrendo de fome e tédio, decide descer do trem e ir atrás de um lugar quente – uma Waffle House – e um telefone pra ligar para seu namorado Noah.

Noah não era um exemplo de namorado, mas Jubileu o amava. Ele estava sempre ocupado demais, cansado demais, quase nunca tinha tempo pra ela. E mesmo agora – quando ela estava numa cidade estranha, com pessoas estranhas, e com várias líderes de torcida pulando em uniformes escandalosamente verdes – ele não tinha tempo pra ela.

Enquanto isso, numa casa na mesma cidade onde o tal trem tinha ficado preso na neve, três amigos se divertiam assistindo a filmes do James Bond – mesmo que tivessem que parar o tal filme a cada 10 minutos para atender a mãe de Tobin no telefone, e repetir o mesmo “Estou bem mãe, JP e Duke estão aqui, não se preocupe, não é nada demais deixar seu filho sozinho no Natal”. Apesar de parecer ironia, realmente não era nada demais. Ele até tinha gostado, seus dois melhores amigos e ele, sem a supervisão de um adulto, numa noite de extrema nevasca na véspera de natal. E gostou mais ainda quando seu amigo Keun ligou (em vez de sua mãe), e os convidou para uma noite de batatas rösti e líderes de torcida querendo jogar twister na Waffle House. Mas é claro que havia um mas… 

“Quanto mais pensava no assunto, mais idiota parecia ir até lá pra ficar com um bando de líderes de torcida que eu nem conhecia, que só estariam na cidade por uma noite mesmo. Nada contra me agarrar com líderes de torcida, mas eu tinha alguma experiência no assunto, e, emora fosse uma boa diversão, dificilmente valia a pena se arrastar na neve por isso. Mas, ao prosseguir, o que eu poderia perder que já não havia sido perdido?”

Deixe a neve cair, O milagre da Torcida de Natal

O que ninguém sabia – e nem saberia, já que esse tipo de coisa Jeb costumava guardar apenas para sí e mais ninguém – é que na mesma Waffle House um garoto se lamentava pelo termino com sua namorada Addie. Apesar de os erros terem sido dela e ele ter todos os motivos para ficar bravo, ela que quis terminar, mesmo amando-o. E agora a nevasca, e o trem de Jeb preso na neve, só faziam seu coração ficar mais apertado, já que viajava para encontra-la.

E nessa confusão toda – com amor, muita neve, frio, lágrimas, emails desesperados e as gírias mais bregas do século 21 – vamos nos vendo refletidos nos personagens e em seus pensamentos. Ou ao menos, querendo nos ver, tamanha é a simplicidade na felicidade que vemos sendo encontrada por eles, numa véspera de natal de uma cidade tão pequena.

[wp-review]

Deixe-a-Neve-Cair

Título: Deixe a neve cair
Autor: John Green, Maureen Johnson, Lauren Myracle
Editora: Editora Rocco
Número de Páginas: 335
Tempo de leitura: 4 dias
Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Por que ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green, Mayreen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.

Conheça meu skoob!

publicado por

Comente!

aproveita e veja também

  • Livros

    Robôs gigantes, machismo e China Imperial: eu li Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao

  • Livros

    Eu li: Jogador Número 1!

  • Livros

    Cinema, famosos e amor: eu li Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?