O dia em que virei youtuber - Dropando Ideias

Dia 14 de dezembro de 2014; esse foi o dia em que eu postei meu primeiro vídeo no youtube. Um vlog bem sem foco, confuso, e maluco, sobre como era difícil começar um canal, quem eu era, onde eu vivia… Enfim, uma gororoba de assuntos misturados. Desde aquele dia não se passou muito tempo, e eu confesso que não fui tão dedicada como eu queria ter sido com esse canal, mas os resultados foram ótimos e eu estou MUITO feliz. E meu objetivo este ano é crescer ainda mais e mais nesse meio internético de trabalho, tanto como blogueira quanto como youtuber.

Nesses 82 dias que se passaram eu aprendi muita coisa; não só sobre edição, foco, luz e enquadramento, mas também sobre o que é ser um produtor de conteúdo na internet em uma plataforma de vídeo, e o que as pessoas esperam de você. Aprendi o que é ser youtuber.

Digo, no começo eu acreditava que seria algo como no blog; as pessoas interagiriam de forma “pessoal” com o criador do conteúdo, e não haveria uma “cobrança” por mais conteúdo com uma certa frequência – mesmo se o conteúdo fosse muito bom.

Me surpreendi. Achei uma forma de criar conteúdo completamente diferente no youtube, tão divertida e contagiante quando o blog. E me vi também sendo tratada pelos inscritos de forma diferente do que pelas pessoas que inicialmente me acompanhavam aqui. Pra vocês terem noção, aqui na minha cidade eu já fui parada na rua por desconhecidos pra tirar foto, vocês tem noção de quanto isso é surreal, mesmo meu canal tendo pouco mais de 1k de inscritos ainda? Pra mim, é incrível!

Não estou dizendo que os blogs e os blogueiros não causam essa interação e paixão nós leitores, muito pelo contrário. Mas o youtube trouxe para a internet uma cara de televisão, e com essa “cara” trouxe também a adoração do público por um ídolo dessa forma exacerbada, o que fez muitos blogueiros migrarem para a plataforma de vídeo. Mas calma! Eu não vou abandonar esse lugar aqui, o blog. O que eu estou querendo é mostrar pra vocês essa diferença.

Se quiser ler algo interessante sobre a migraçãodo foco de criação de conteúdo de blogs para youtube, recomendo a leitura deste texto do blog YOUPIX “O que aconteceu com a blogsfera brasileira?

No youtube também não há a “correção” que há nos blogs, ir lá e arrumar o seu errinho de português e tal. O negócio é mais punk. Errou, ta na roda pra ser julgado, seja por um erro de português ou por ter falado asneira (a menos que você apague o vídeo né, mas isso não apaga as coisas da memória das pessoas), não tem como corrigir a parada depois; e muitos youtubers já sofreram por esse mal. Isso faz com que se tenha um preparo mais elaborado antes de postar o conteúdo.

Eu por exemplo, não “pré organizo” as ideias antes de transforma-las em um post. Escrever, para mim, já virou algo muito natural e fácil, ao passo de que posso voltar algumas linhas no texto e apagar ou adicionar coisas. Já com o youtube, o canal, é diferente; Eu roteirizo, separo num papel minhas ideias e em que ordem elas devem ser apresentadas. Me arrumo, ajeito o cabelo, a luz, o cenário…

Fotos do meu instagram sobre o canal. Conheça: Dropando Ideias TV
É um mundo novo, cheio de novas possibilidades. Agora as vezes eu paro pra pensar num assunto e penso “ei, isso podia virar um vídeo!”, e isso é muito feliz.

Muita gente me pergunta de onde foi que surgiu a coragem e inspiração pra criar um canal. Eu sei, parece meio bobo você ficar nervoso em começar a “falar bobagem na frente de uma câmera”, mas na hora do vamo ver você percebe que não é tão fácil assim começar…

Eu, por exemplo, demorei 2 meses até finalmente postar o bendito primeiro vídeo. E agora que aquele frio na barriga do início já passou, eu digo a você: comece. Pare de mimimi e vão logo fazer as coisas que vocês gostam. Não existe receita mágica pra começar com do jeito certo… Mas tem uma frase que me inspirou bastante na hora de começar, e que eu espero que inspire você também: “A done something is better than a perfect nothing.”

A gente se vê no próximo post, siga seu sonho.

publicado por

Comente!

aproveita e veja também

  • Pessoal

    Meu primeiro ensaio fotográfico

  • Internet

    Com quem eu estou falando na internet?

  • Dicas Online

    Como melhorar seus vídeos para o youtube

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?