Música indie: 10 diferentões artistas para você conhecer!

MÚSICA

🎶

Que tal uma aula de história da música? Em 1950, no pós guerra, pequenas gravadoras começaram a surgir no cenário musical, mas sem muito sucesso. Engolidas pelos grandes “selos” da época, foi só na década de 70, com o punk rock, que algumas gravadoras surgiram no estilo “faça você mesmo”.

De início, o indie era entendido como um gênero baseado em bandas que não precisavam de grandes produtoras para se lançar, contudo, ao longo do tempo isso foi mudando e atualmente o indie se tornou, sim, um estilo sonoro!

Nos dias atuais a música indie tem mais a ver com uma proposta de música alternativa, independente do gênero e de fórmulas de sucesso previamente estabelecidas no mercado.

Hoje eu quero te provar que o indie brasileiro não disputa corrida com o indie internacional. E jamais vai, porque a proposta desse gênero é exatamente essa: liberdade musical. Então segura ai 10 ARTISTAS INDIE BRASILEIROS PRA VOCÊ CONHECER (e se apaixonar)!

São quase 15 anos de carreira, dois álbuns inteiros e uma história de vida capaz de arrepiar até os pelos do coração mais peludo. Em 2021 lançou “Nebulosa Baby”, álbum acompanhado de uma websérie! Giovani Cidreira presta até demais!

GIOVANI CIDREIRA

Fundada em 2016, a banda flerta com o afrofuturismo e o folk-pop. São 3 integrantes, com 2 álbuns inteiros e 1 EP. As versões ao vivo disponíveis do youtube mais do que merecem sua visualização!

TUYO

Poty tem a capacidade de navegar entre os mais diferentes gêneros dentro do indie. Desde o funk, ao forró brega até o mais interessante do psicodélico. O álbum Simulacre, seu primeiro, acompanha uma verdadeira jornada do herói loucão de cogumelos.

POTYGUARA BARDO

Malu trata de sua sexualidade com a ferocidade de uma pluma, abrange aos temas políticos, aos desejos de mulher e aos anseios de ser jovem. Com melodias encantadoras e a capacidade de hipnotizar com apenas voz e violão, demonstra clara influência da bossa nova e do MPB.

MALU MAGRI

A banda teve sua primeira apresentação em 2009, mas o primeiro álbum foi lançado oficialmente em 2015. Com uma mistura da cultura paraibana com pitadas de rock, a banda tem 2 álbuns lançados na discografia!

SEU PEREIRA E COLETIVO 401

São 3 meninas na estrada desde 2016, trabalhando com diferentes ritmos tradicionais da música brasileira, como maracatu, baião e ciranda. São verdadeiras artistas!

OBINRIN TRIO

Brvnks se lança cantando músicas em inglês com o melhor jeitinho brasileiro. Ela começou a se encantar pela música muito, muito novinha, sem suporte, sem prioridade e por pura diversão. Vale a pena balançar os cabelos.

BRVNKS

A banda sergipana foi criada em 2015, trabalhando muito bem com letras conceituais sobre relacionamentos moderonos e uma melodia que implementa o rock, o psicodélico e o pop-punk.

CIDADE DORMITÓRIO

Para muito além de “Gatinha Comunista”! A banda começou lá pra 2008 e encarou um hiatus que pareceu uma eternidade pros fãs da banda. Mas estão de volta com a deliciosa “guitarrista no espaço”!

VITROLES

Além de ator, Thalles Cabral também é um cantor e tanto! Seu álbum Utopia se divide em 2, um lado mais frio, deprimido, e um mais quente, alegre. Thalles trabalha com o rock alternativo com a utilização de instrumentos como viola, violino e charango como um verdadeiro mago das melodias. E eu poderia ouvir sua voz por horas a fio!

THALLES

Quer mais webstories sobre cultura e música? Confira no blog!