TV & SÉRIES
📺
A Casa do Dragão estreou em agosto deste ano, como uma espécie de prequela de Game of Thrones. A série foi baseada no romance Fire & Blood, do próprio George R. R. Martin, mas não foi tão fiel assim aos acontecimentos.
O enredo é focalizado na disputa dos meio-irmãos Rhaenyra Targaryen e Aegon II pela posse do Trono de Ferro de Westeros, mas alguns fãs assíduos da saga da guerra dos tronos notaram certas diferenças - significativas ou não - entre a série e o livro. Ficou curioso? Vou te contar 11 dessas diferenças!
Como em GOT, alguns personagens não têm a mesma idade na série e nos livros. No livro, Alicent tem 18 anos quando casa com o rei Viserys, de 29 anos, e a filha dele, Rhaenyra, tem entre 8 ou 9 anos. Na série, Rhaenyra e Alicent têm 15 anos e Viserys já está na casa dos 50.
No livro a Targaryen tem cabelos pretos como os de sua mãe - que é uma Baratheon - e não o típico cabelo platinado da casa Targaryen, como aparece na série!
No livro existem premonições que não aparecem na série. Contudo os autores da série incluíram uma profecia que não existe no livro: o reino enfrentaria uma força invernal destruidora (White Walkers?) caso um Targaryen não ocupasse o Trono de Ferro.
No livro o rei Jaehaerys é conhecido como “o sábio” e fica famoso por uma barba longa trançada cultivada até sua morte. Na série sua aparência é diferente!
Muitos torcem pelo relacionamento entre Rhaenyra e Alicent, que acabam se afastando - gerando certa rivalidade - quando Alicent se envolve com o pai de Rhaenyra. No livro nenhuma relação entre as duas é tão significante (até pela diferença de idade).
Em House of the Dragon, Rhea sofre um feminicídio. Deamon a assassina após uma discussão entre eles. Em Fogo e Sangue, Rhea morre em um acidente: seu crânio quebra quando ela cai do cavalo!
Criston Cole, na série, assassina Joffrey por acreditar que ele saiba de seu relacionamento com Rhaenyra. De fato Joffrey é assassinado por Cole, mas não da mesma maneira. No livro, Cole o mata após uma batalha e Joffrey definha por 6 dias antes de finalmente morrer.
Larys Strong é um dos mais cruéis em House of the Dragon, chegando a encomendar a morte da própria família por Alicent. Tanto no livro quanto na série seus filhos são assassinados, mas, diferentemente da série, o incêndio em Harrenhal não tem culpados tão claros no livro.
Tanto na série quanto no livro, Vaemond morre por falar demais, contudo, no livro sua morte não é sinônimo de descanso. Rhaenyra determina que seu corpo seja devorado por um dragão e Viserys decreta que os primos de Vaemond tenham as línguas cortadas em forma de censura.
Em meio a paixões secretas e amores proibidos Laenor morre. Na série, de “mentirinha”. No livro, tem sua cabeça decapitada por, como muitos acreditam, seu amante.
A motivação é a mesma: a morte de Lucerys Velaryon. Contudo, existe diferença na culpabilidade de seu tio, Aemond. Na série, Aemond não tem controle sobre seu dragão que investe contra Lucerys e seu dragãozinho Arrax. No livro, Aemond mata Lucerys de propósito.