LITERATURA
Mais uma vez estamos aqui para a nossa série de web stories de diferenças entre o Livro e a Adaptação para as telonas! Hoje, vamos falar de Jogador N°1, de Ernest Cline.
A primeira grande diferença é a quantidade de desafios. Nos livros, além de três chaves existem três portas. Estas, não estão no filme provavelmente por uma questão de tempo.
Os Desafios
Outra coisa que atrapalhou os desafios foram os direitos autorais, que foram um verdadeiro obstáculo para o projeto. Assim, muita coisa teve de ser alterada.
Mesmo assim, a adaptação não ficou de todo mal. O desafio do Iluminado, por exemplo, não existe no livro e acabou sendo uma das partes mais divertidas!
O romance entre Parzival e Art3mis é um dos principais elemento da história. No filme, o relacionamento dos dois acaba sendo meio apressado e sem naturalizdade.
Romance apressado
Uma boa mudança foi no vilão, que é mais presente na trama de forma pessoal. Nos livros, ele acaba sendo meio genérico e impessoal por ser o cabeça de uma grande corporação.
Vilão: Level Up!
Uma mudança drástica é no tempo de decorencia da história. No filme, temos impressão de que se passaram apenas alguns dias, enquanto no livro temos a plena noção de serem meses.
Tempo e duração
Existe toda uma história para além do circulo de Parzival; que explica como o mundo como um todo chegou onde chegou. Ele muda de apartamento, ganha dinheiro de patrocinadores e tem drásticas mudanças de peso e estilo de vida.
Uma das minhas maiores críticas a essa adaptação. Enquanto no livro a verdadeira identidade de Aech envolve uma grande discussão sobre machismo e racismo, no filme isso foi feito de forma bem diferente e até passando batido.
A revelação de Aech
No geral, o filme é bem divertido apesar de ter algumas diferenças bem grandes do livro. Daí, fica a dica: ler e assistir os dois!
Série de WebStories: Livro vs Filme