MÚSICA
🎶
Faz alguns dias que o Rock in Rio aconteceu lá no Rio de Janeiro. Essa foi a 22ª edição do festival - contando com todas as edições internacionais, também. Mas você sabe qual é a história do festival? E você ficou sabendo das fofocas dessa 22º edição, aqui no Rio de Janeiro?
por Mariana Vieira
O Rock in Rio foi idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina lá em 1985, e é reconhecido hoje em dia como um dos maiores festivais musicais do planeta. Foi só em 2004 que ele teve repercussão mundial, com sua primeira edição fora do Brasil, em Lisboa - Portugal.
Já na sua 1ª edição o festival trouxe bandas como AC/DC, Iron Maiden e Queen, o cantor Ozzy Osbourne e presenças brasileiras como a de Barão Vermelho, Ney Matogrosso e Erasmo Carlos! De acordo com o site especializado Festival Fling, o Rock in Rio é o 8º melhor Festival de Música do mundo!
NO INÍCIO DO SONHO...
A 1ª edição aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985. O local dos shows ficou conhecido como “Cidade do Rock” e tinha o maior palco do mundo já construído até aquele momento. A quantidade de gente que foi logo no primeiro RiR foi o equivalente a 5 WoodStocks!
QUASE 40 ANOS DE FESTIVAL!
Tá, mas agora que já sabemos de onde surgiu toda essa ideia de Rock in Rio, vamos falar sobre o RiR 2022 que aconteceu aqui no Brasil algumas semanas atrás?
Como de costume, a discussão "por que o festival ainda se chama Rock in Rio se de rock já não tem quase mais nada?" surgiu novamente, mas, para além dessa discussão clássica, também questionaram a pouca variedade dos nomes convidados dentro do rock e do metal.
"Mas nem tem Rock!" 🤘
Algumas das bandas, como o Guns n' Roses, o Iron Maiden e o Capital Inicial, já se apresentaram - somados - 17 vezes no festival! Ainda assim, o dia do metal e o dia do rock continuam sendo os maiores destaques do evento.
A história não mente
Muito foi questionado sobre a distribuição de palcos e dos horários para certos shows. O evento acontece em dois finais de semana diferentes, e alguns dos shows que geraram maior interesse no público aconteceriam na quinta e na sexta feira.
O cronograma
Outra polêmica que rolou foi em relação ao funk no Rock in Rio. As opiniões foram bem divididas, mas até mesmo o criador do evento entendeu que o palco da cantora Ludmila não fez jus ao tamanho do seu sucesso.
Polêmicas & Problemas
Apesar de toda a brincadeira sobre a quantidade de shows do Coldplay no Brasil, muita gente concorda que a banda foi uma das melhores do evento esse ano. Nomes como Green Day e Dua Lipa - que transformou o palco mundo numa pista de dança - também foram bastante aclamados pelo público.
Repetitivo?
Dentre as atrações brasileiras, foram grandes destaques Ivete Sangalo e Ludmilla, que teve um dos maiores públicos do evento!
Brasil sil sil sil <3
A coisa mais triste comentada por quem foi ao festival foram os furtos e roubos que aconteceram, o que fez com que toda a população - tanto quem foi nos shows, como quem não estava presente - questionasse a segurança do festival.
Segurança em falta
Agora, para a galera de São Paulo que não consegue viajar até o Rio para bater carteirinha no Rock in Rio: não se preocupem! O pessoal do Rock in Rio decidiu criar o The Town, uma versão do Rock in Rio para a cidade de São Paulo, com estreia programada para 2023. Vamos aguardar!
Mais festivais vindo aí!