Meu gosto musical tem permanecido o mesmo pelos últimos anos. Um pouco de indie rock, alguns folks, umas músicas brazucas que conheci pela minha mãe… Mas a onda crescente de fãs de k-pop me seguindo no twitter e me enviando links de clipes com meninos coreanos bonitinhos tem feito isso mudar um pouco. Graças a vocês, e à onda de youtubers fazendo vídeos react de clipes coreanos, eu conheci um monte de bandas novas. E obviamente que eu tinha que vir aqui compartilhar isso e espalhar a palavra dos oppas e noonas.
Eu recentemente tive uma experiencia com conteúdo coreano no jogo Mystic Messenger (aguardem conteúdo sobre otome games lá no canal! :p), e acompanhando algumas pessoas que foram para a coreia visitar ou morar – como a Mandy Candy e a Loma Sernaiotto -, fora isso só o k-pop do gangnam style mesmo. Mas a globalização e a internet estão aí, e obviamente que um dia essa cultura iria chegar até nós principalmente através da internet; e é no youtube que os K-idols acumulam milhões de views e fãs internacionais, que apesar de não poderem ir aos shows e comprar os cds dos artistas (sei que isso é um drama para muitos fãs BR!), acompanham tudo online!
BLACKPINK – Boombayah
Boombayah poderia perfeitamente tocar numa balada da Augusta no último volume, mesmo sendo k-pop. Eu gosto especialmente da parte do “Click-clack badda bing badda boom” e das roupas maravilhosas das meninas no clipe – tudo cheio de neon e com cenários numa pegada vaporwave. Gosto de ouvi-la me arrumando para sair ou logo pela manhã pra dar aquela acordada.
Kara – Damaged Lady
Ok, eu confesso que essa eu já conhecia a um tempinho hahahah. A alguns anos atrás, um pouco antes dessa onda de k-poppers caminhar para o mainstream por aqui, eu tinha algumas amigas já amantes da cultura coreana, e fui procurar bandas no google. É. Bem no estilo “bandas coreanas pesquisar”. Me apaixonei por Kara logo de cara (badunts), pela estética levemente diferente dos convencionais clipes de pop estado-unidenses e o ritmo animadinho da música!
Mamamoo – Um oh ah yeh
Eu juro que não sei que tipo de nome de música é esse, mas ok. A música é bem dançante e a coreografia também é divertida. Acho que o mais estranho são as partes do clipe num banheiro (?), mas a gente releva já que as meninas são muito fofas e os figurinos também <3 não me lembro como conheci a banda, mas me apaixonei também por Taller than you e You’re the best. O grupo é recentemente novo e foi considerado uma das melhores estreias de 2014 no k-pop 🙂
GOT7 – Just Right
Sem dúvidas a minha favorita da lista! Ouvi a primeira vez num react do Luba, e tive que parar o vídeo pra ir atrás dessa música, que eu me apaixonei de cara. É muito dançante e perfeita para aqueles momentos de tédio em casa onde você só quer curtir a sua solidão e independência pulando na cama e fazendo lipsync. Vale a pena procurar a tradução da música, que é uma gracinha. Fora esses meninos que são lindos (da vontade de aproveitar que eles são pequenininhos no clipe e colocar num potinho o Mark é meu!!!)!
I.O.I – Very very very
https://www.youtube.com/watch?v=l1hxg1rY17I
Quantas pessoas uma banda de k-pop pode ter? I.O.I tem 11! Very very very é uma música perfeita para um twerk louco no meio da balda, aproveitando a batida forte da música, sem perder a pose de noona fofinha. Mais uma vez é um clipe cheio de cores neon, roupas estilosas e cenários lindos (acho que a coreia gosta muito desse combo né?). O grupo I.O.I infelizmente terminou esse ano, mas ao menos elas fizeram trabalhos legais como o desse clipe <3
Twice – Know know
Essa foi uma recomendação de vocês lá no twitter! A música é nova, lançada em janeiro de 2017, e já tem 32 milhões de visualizações. A letra gruda na cabeça fácil, e é bem animadinha. Esse foi um dos poucos grupos que me fez entender as “posições” das integrantes nos grupos de K-pop, porque a principio eu achava que todas cantavam, dançavam, apareciam em propagandas e tudo mais. Mas pelo visto elas tem funções específicas como ser o rosto que representa o grupo, a que faz o rap, as que só dançam ou só cantam… Enfim, é muita coisa e o importante agora é você conhecer essa música fofinha!