Feéricos, mulheres e super-poderes: os livros que mais amei ler em 2022 - Dropando Ideias
10 Adaptacoes de livros para ficar de olho dropando ideias leticia wexell leticinios web stories 01

Feéricos, mulheres e super-poderes: os livros que mais amei ler em 2022

Só coisa boa: o que eu mais amei dos livros em 2022!

Livros

Há alguns anos atrás (ou milênios, considerando a pandemia) eu escrevi um texto sobre como eu não conseguia, de jeito nenhum, voltar a ler livros como eu lia antigamente. Foi algo que machucou muito meu coração, pois ler sempre foi mais do que um passatempo. Foi algo que fez parte da minha personalidade, e moldou muito do que eu sou hoje… Não conseguir ler, de certa forma, machucava os próprios pilares do meu ser de um jeito bem irritante. livros de 2022

Felizmente isso mudou de uns tempos para cá. Vão fazer cinco anos que eu postei esse texto, e graças a Odin eu consegui sair desse meu bloqueio emocional-literário causado pela vida online. Tenho orgulho de dizer que li vários livros em 2022, e pretendo ler ainda mais no ano que vem! #Metas

Hoje separei uma listinha com os que mais curti ler neste ano pós-pandêmico, que também foi meu ano de TCC, e quem sabe inspirar vocês a ler mais também. 🙂

A Jornada da Heroína

O livro base para o meu produto de TCC é um livro acadêmico bastante cabeça, mas também super poético e inspirador. Maureen Murdock é uma psicóloga e professora dedicada a entender os ciclos narrativos das mulheres, tanto na vida real como na ficção.

No livro ela aborda justamente isso: como são as histórias que muitas mulheres contaram (e contam) para ela eu seu consultório; e como perceber esses padrões podem nos levar a curar cicatrizes muito antigas – até mesmo geracionais -, ou também servir de base de estrutura narrativa para qualquer história que for. Quem gosta de estruturalismos como a Jornada do Herói vai amar!
Compre na Amazon!

Viúva de Ferro

E se a única imperatriz chinesa da história fosse uma pilota de robôs gigantes? Essa é a proposta doida e maravilhosa de Viúva de Ferro, que eu contei em detalhes na resenha que fiz aqui para o blog.

É um livro maravilhoso que dialoga com vários temas que estão muito em alta atualmente – como papéis de gênero e não-monogamia; tudo num cenário de ficção científica digno de filme de Hollywood.

Foi o primeiro livro que li esse ano, e que me inspirou muito em relação ao meu próprio livro (falaremos disso mais tarde rs)! Xiran Jay Zhao fez um sucesso estrondoso logo na publicação de sua primeira história, algo realmente cativante.
Compre na Amazon!

Broken Bonds – Vínculos que nos unem

Ok, talvez esse tenha sido o livro com a proposta mais doida que eu já li… Mas eu juro que é bom e interessante. Acabei conhecendo Broken Bonds no TikTok, onde há toda uma corrente super específica do booktok (ou “tiktok de livros”) de leitores apaixonados por livros de romance não convencionais. Ou seja, livros que tem todo aquele melodrama, mas que muitas vezes não são exatamente entre um casal normal e saudável. livros de 2022

Em Broken Bonds acompanhamos uma sociedade onde há pessoas com poderes (quase uns alienígenas), que tem dois ou mais parceiros de “laço”, tipo alma gêmeas, que fazem os poderes ficarem ainda mais fortes. Uma espécie de triangulo amoroso, mas não tão triangular assim. É uma leitura muito interessante em um universo muito doido, com seis livros no total. A tradução para PTBR chega logo menos no Brasil pela editora cabana vermelha.
Compre na Amazon!

Como O Rei De Elfhame Aprendeu A Odiar Histórias

Pela capa pode parecer quase um livro infantil, mas não é bem por aí. Como O Rei de Elfhame Aprendeu A Odiar Histórias é um livro extra da saga O Príncipe Cruel, e conta em forma quase fabular sobre a infância do principal personagem masculino da saga.

A leitura é uma delicia por causa da linguagem fácil e ritma que Holly Black opta por usar. Assim como na saga principal, somos levados a um universo de fadas e cortes seelie e unseelie para entender Elfhame. É preciso ler a saga principal antes para entender a história toda, mas é um livro extra muito bacana para aqueles que gostaram dos primeiros livros.
Compre na Amazon!

A Vida Invisível De Addie LaRue

Enquanto escrevo esse post estou na Argentina, na minha primeira viagem internacional. Eu terminei de ler A Vida Invisível de Addie Larue antes de viajar, mas agora entendo ainda mais a urgência e a linda jornada de Addie para conhecer o mundo.

Esse é um daqueles livros que é preciso ser e estar sensível para gostar. Uma grande conversa sobre aproveitar as pequenas coisas da vida; misturado com um que de fantasia e romance. Um livro super hypado do Booktok que eu achei que não ia gostar muito, mas que chegou a mim no momento perfeito (como tantos outros livros).
Compre na Amazon!

Que 2023 traga ainda mais livros maravilhosos para a gente! <3

publicado por

Comente!

aproveita e veja também

  • Livros

    Robôs gigantes, machismo e China Imperial: eu li Viúva de Ferro, de Xiran Jay Zhao

  • Livros

    Percy Jackson & Riordanverse: tudo o que você precisa saber para acompanhar a série da Disney+!

  • Livros

    Cinema, famosos e amor: eu li Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?