Meus 5 cafés favoritos de São Paulo - Dropando Ideias

São Paulo tem uma vibe meio masoquista quando chove. É aquela sensação de que hoje é o dia perfeito para ficar em casa e não fazer nada, escondido debaixo das cobertas com uma xícara de café maratonando alguma coisa; só que com aquela pitada de melancolia que, para uma pessoa que gosta de estar o tempo todo ativa e produzindo (e tem depressão), as vezes não vem muito a calhar.

Quando esses dias vem, e eu tenho muita coisa pra resolver e pensar, eu corro para um café, que aqui poderiam facilmente ser melhor nomeados de “refúgios” ou “cantos de produtividade“. Afinal, eu estou mais saindo de casa para não cair na tentação de deitar na cama do que para tomar um café necessariamente. Mas que uma xícara de cappuccino vem a calhar, sempre vem.

Esses refúgios de produtividade tem, para mim, o ambiente perfeito para impulsionar a minha criatividade e o que eu, modéstia a parte, considero ser o meu dom: a escrita. O cheiro de café recém passado, o movimento de pessoas e o burburinho, cadeiras de canto confortáveis mas nem tanto assim e, obvio, um wi-fi bom e seguro. Ah, cafeterias, como amo vocês.

☕ Urbe Café

O espaço é pequeno, mas o potencial é enorme. Recomendo bastante o waffle com nutella deles, que ajuda a criatividade que é uma beleza. O Urbe fica do lado da Rua Augusta e muitas vezes fica aberto até tarde da noite, ajudando a cativar um público que eu gosto de chamar de malucos da augusta (tenho muitas histórias sobre eles, juro), que em suma são as pessoas com as histórias mais doidas que eu já ouvi. Se ouvir conversas alheias te ajuda, como eu (desculpa) a ter inspiração para personagens e situações, este é o lugar.

☕ The American Cakes

Bolos, muitos bolos, café e um público talvez um pouco chique demais pro meu gosto; mas o bolo de cenoura com ganache é tão sensacional que vale o perrengue. O The American Cakes fica em Perdizes, próximo a PUC, e em geral é visitado por senhoras com colares de pérolas e vestidos estampados. As vezes eu sou olhada um pouco torto por elas, mas os atendentes sempre são educados, receptivos, e cortam o meu pedaço de bolo um pouco maior do que o comum (talvez eles também não gostem de senhoras ricas meio mesquinhas). O clima e o ambiente me remetem a Londres (apesar do nome AMERICAN?) e é tão acolhedor que já me salvou de algumas crises de ansiedade (novamente, apesar das senhoras).

☕ Starbucks

Um clássico de São Paulo mas que eu fiquei sabendo que na gringa é visto com maus olhos; como se você fosse basic demais e não conhecesse uma cafeteria mais underground e mais hipster para ir. Mas aqui é BR, e o meu clássico cappuccino chocolate com leite desnatado e chantilly da Starbucks não é facilmente substituído por nenhum outro café. Se a unidade do Starbucks tiver vista para a Av. Paulista – como os que eu normalmente frequento – melhor ainda. Nada como sentar observando a correria da avenida mais famosa de São Paulo para se inspirar.

☕ Google Campus – Sofá Café

Eu já falei do Google Campus em um vídeo, e sobre como ele é o melhor lugar, para mim, para escrever e criar fora de casa. O Google Campus é um cowork aberto que exala empreendedorismo e criatividade, e tem um café no sexto piso chamado Sofá Café. O combo puff no cantinho + café + empanada de carne (e mais tarde um energético) é o meu ápice de produtividade no meio da semana, e poder ver tanta gente produzindo tanto quanto eu me inspira bastante. O lugar as vezes é lotado demais, então eu recomendo que você chegue no horário do almoço – quanto o pessoal dá uma escapadinha e vagam vários lugares do espaço.

☕ 89ºC Coffee Station

Inspirado nas cafeterias japonesas que são definitivamente um sonho meu, o 89ºC Coffee Station fica em frente ao metrô Liberdade e faz um monte de docinhos que parecem saídos diretamente de um anime. Não deixe de provar o bolinho branco com morangos que eu não sei o nome, é um dos melhores bolos que já comi. E a minha coisa favorita é sentar de frente para a janela para desenhar; acho que nosso cérebro faz a ligação liberdade > japão > anime > desenho e ajuda a criatividade a fluir. Se puder, também pegue um onigiri na saída para ir comendo na volta para casa (eu uso-os como uma recompensa caso tenha gostado do desenho que fiz).

Você tem uma cafeteria favorita da sua cidade? ☕ Comente sobre ela para que eu possa conhece-la! 🙂

publicado por

Comente!

aproveita e veja também

  • Eventos

    Como foi a Bienal do Livro São Paulo 2016!

  • Vida de Freela

    Como ser mais produtivo

  • EventosGeek

    CCXP 2023: Primeiras impressões e spoiler night!

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?