Este post faz parte da série #CreatorCampus, uma série de posts que busca te ajudar a melhorar e crescer o seu conteúdo online, e até a criar um blog. Acesse a página da série e veja todos os posts clicando aqui.
Antes de eu tentar te convencer a criar um blog em pleno 2018 – onde conteúdos audiovisuais como vídeos, podcasts e lives tomam conta da internet – precisamos derrubar um preconceito que se instalou naqueles iniciantes no marketing digital e criação de conteúdo; preconceito este que não só atrasa sua vida de creator digital/blogueiro, como te impede de ganhar dinheiro rentabilizando seu conteúdo. Pois é.
Consegui sua atenção? Ótimo. Conseguir a atenção de um leitor na internet é muito difícil. Os sites estão cheios de propagandas coloridas e distrativas, e os tais conteúdos audiovisuais já citados estão cada vez mais enxutos, para não fazer o internauta perder tempo. Como pode o texto então competir com isso? Como pode valer a pena eu criar conteúdo para uma mídia que as vezes parece tão esquecida?
Antes de criar um blog
Entenda que o perfil do visitante do seu site não é necessariamente o mesmo que o do cara que entra no youtube para assistir tutoriais de costura. As vezes pode até ser, mas em situações diferentes e com fins diferentes. O texto, o blog, precisa ser o refugio da internet de alto e bom conteúdo; completo, cheio de referencias, e para o consumidor que quer não apenas se informar, distrair e ler, mas aprender e absorver para si o melhor tipo de conteúdo que ele pode consumir. Criar conteúdo para um blog não é só criar um conteúdo qualquer, mas criar um conteúdo de alta qualidade que fará o seu leitor voltar sempre.
Entendido isso, quero e contar o que você vai precisar para criar um blog e se tornar um blogueiro em 2018, e também te dar espaço para analisar se isso vale a pena para você:
- Organização e periodicidade para postar bons conteúdos sempre;
- Conhecimento em algum assunto para dividir com seu público;
- Dinheiro para investir em um domínio e hospedagem (opcional, mas ideal);
- Vontade de aprender técnicas de SEO, marketing e criação de conteúdo específico para blogs;
- Amor por escrever, pesquisar e inovar!
Se você estiver preparado para cumprir o que a lista aí em cima diz, podemos continuar com o nosso papo.
Quer uma hospedagem incrível e com preço acessível? Conheça a melhor de todas!
Portas que um blog pode te abrir
Ter um blog já me rendeu viagens, concursos, dinheiro, oportunidades de emprego, amigos, seguidores e muito, mas muito conhecimento. Eu digo com orgulho: começar a criar conteúdo para a internet, e com um blog, foi a melhor coisa que eu fiz com a minha vida. Eu sou uma pessoa e profissional melhor hoje porque, em 2012, tomei a decisão de começar a blogar.
Blogs, e principalmente bons blogs, são uma poderosa ferramenta para você se colocar no seu mercado de trabalho ou comunidade como um exemplo. Além de um blog ser quase um currículo que mostra seus conhecimentos em escrita e nos assuntos que você aborda, um blog pode ser uma boa fonte de renda extra, se você aprender a monetizar seu conteúdo de forma eficiente.
Blogueirinha rica!
Não, não é só criar um blog para ficar rico com viagem marcada todo final de ano para ir a Disney. Ganhar dinheiro com um blog exige paciência e conhecimento. Paciência pois são geralmente diversos pequenos trabalhos que compõem a renda mensal que o blog lhe dará, e conhecimento pois sem saber as técnicas necessárias de marketing digital e SEO o seu blog não vai crescer, e consequentemente não vai receber as propostas de trabalho que vão ajudar você a pagar o seu cafézinho de todo dia.
Hoje em dia o meu blog é a minha maior fonte de renda! Mas muito mais do que dinheiro, ele me proporcionou oportunidades incríveis e muita diversão. Além, de claro, muito trabalho.
Blogando por amor
Eu acredito que tudo que fazemos deve ser feito com amor. Se você quer virar um blogueiro só pela grana, ou para dar carteirada em porta de balada, pode esquecer. Blogar é um trabalho de comunicação, e para entender e falar com um público é preciso estar apaixonado por ele. Ser blogueiro é bem parecido com ser empreendedor, e no meio do caminho você pode se ver em situações que você nem sequer tinha imaginado, como:
- Não tem horário para entrar no trabalho, nem para sair
- Independência, e geralmente fazer tudo sozinho
- Você é seu próprio chefe, e também a pessoa que faz toda a parte administrativa chata
Complicado né? Mas a liberdade que o amor por um conteúdo pode trazer é, para mim, é a melhor parte de ser creator. Espalhar para o mundo o que eu quero dizer sobre qualquer assunto, e ajudar pessoas com isso, é muito gratificante.
Letícia Wexell
Começar a criar conteúdo para a internet, e com um blog, foi a melhor coisa que eu fiz com a minha vida.
Nenhum trabalho é 100% glamour, e mesmo que você blogue apenas como hobby, normalmente é algo bem trabalhoso. Mas como eu disse, foi blogar que me fez uma pessoa melhor, e me fez conhecer gente maravilhosa e aprender muito! <3
A vida é uma escola, e a internet também
Eu aprendi a programar em pelo menos três linguagens diferentes para deixar o meu blog do jeito que eu queria. Aprendi a editar imagens no photoshop, a escrever melhor, e técnicas de marketing digital e SEO. Aprendi qual a melhor hospedagem e também programação! Criar um blog me fez autodidata, e também me fez ver que da pra aprender praticamente tudo na internet.
Logicamente que isso tudo só foi possível com a minha DETERMINAÇÃO, mas o blog foi o grande canalizador disso. Se você está sentido que está paralisado na sua carreira e na sua vida pessoal, talvez criar um blog e tentar cresce-lo seja a mudança de vida que você está procurando.
Pronto para virar blogueiro? Não esqueça de deixar um comentário tirando suas dúvidas ou dando seu feedback! Confira outros posts do #CreatorCampus aqui.
📌 Faça um Pin deste post: