Quando eu tinha uns 10 anos eu era fã de Demi Lovato, Taylor Swift e Jonas Brothers. Aos 14 essa febre minha passou e fui apresentada a cantores brasileiros maravilhosos pela minha mãe, como Caetano, Elis Regina, Chico Buarque, Cássia Eller e outros. Eu estava simplesmente apaixonada, e um grande passa tempo era baixar suas discografias no 4Shared e selecionar minhas favoritas. Mas me intrigava um fato: por que todos eram bem mais velhos? Por que nenhum deles era da minha geração?
Não que eu quisesse achar um artista famoso de 13 anos ou algo do tipo, mas queria alguém que tivesse iniciado o seu trabalho em paralelo à minha juventude. Minha mãe me contava de sua ida no show do Legião Urbana com 16 anos de idade e eu pirava. Invejava, queria brigar com todos os músicos desse país. Sinceramente pensei que nunca teria essa experiencia que ela teve.
Well, meus 16 anos chegaram (e já passaram também) e, sim, eu encontrei os bons músicos que eu procurava. Clarice Falcão, Cícero, Mallu Magalhães, Pitty… Com o crescimento da internet surgiram espaços para divulgação de trabalhos de novos músicos, e as coisas foram facilitadas. Mallu começou no MySpace, Clarice no youtube, e existem milhares de redes sociais onde qualquer músico pode postar e divulgar seus trabalhos, ainda por cima de maneira gratuita. E eu apresento a vocês agora cantores assim, que estão lutando pelo reconhecimento tendo a internet como aliada.
ANA
Eu conhecia a Ana pela página brasileiríssimos. Sua música é daquele jeitinho voz e violão, pra te fazer chorar de feliz ou ser a soundtrack da bad mesmo. A relação dela com a música existe desde cedo, “Acho que entendi que era alguém no mesmo momento em que comecei a compor alguma coisa na minha cabeça”. Ana prendeu a tocar violão observando o pai quando era pequena, e hoje em dia concilia o trabalho musical com a faculdade de direito.
A Música “Deixa” já acompanhou várias choradeiras minhas pelo quarto, tal como aqueles berros cantados de gente desafinada que eu tenho.
DUARTE
A voz do Duarte tem poucas definições além de única, as composições entram no mesmo quadro. Achei pelo Projeto Sonzera, ô benção! Logo fui na sua página elogiar tanto talento, e fui respondida com muito carinho pelo moço de apenas 19 anos. “Maria” e “Mal Súbito” são músicas que eu ouvi por dias no repeat sem pesar e sem enjoar!
HEWIE
A Paula Landucci é sem dúvida alguma a minha youtuber favorita e maior inspiração dessa área, e dai acabei conhecendo a Hewie pelo canal dela. A banda paulistana se inspira no folk, no indie e até um pouco no reggae, lançaram recentemente seu primeiro CD graças a uma campanha no kickante e já estão presentes no Spotify, Deezer, iTunes e outros.
Raul
Descobri o Raul por acaso no soundcloud, procurando músicos justamente para esse post, e acabei descobrindo depois que ele também passou pelo Projeto Sonzera. Seu trabalho musical, ao menos na internet, começou ainda esse ano e conta apenas com três faixas. Apesar disso a qualidade de gravação e produção é impecável, e diferente do mostrado no vídeo ele vai além do voz e violão, incluindo no seu reggae guitarras, percussão e até pedal steel.
André Prando
O próprio André afirma: é músico e compositor da nova geração. O visual com cabelo comprido e barbona reforçam o jeito rockeiro do artista, que também mistura em suas músicas outros estilos. Em 2015 ele lançou o disco Estranho Sutil, que teve Sérgio Sampaio não só como inspiração mas também “participação”. André encontrou uma gravação perdida no youtube da música Última Esperança entre os vídeos caseiros de Sérgio, adorou a canção e decidiu grava-la; se ajeitou com toda a papelada e burocracia e conseguiu incluir ela em seu novo disco.
Jennifer Souza
Mais uma achada no soundcloud; recomendo bastante esse hábito de procurar músicos por lá, vão achar coisas incríveis <3! Jennifer Souza tem 14 anos de carreira musical, fez esse ano sua primeira turnê internacional e suas músicas são, como ela própria diz, um “indie/folk jazz maduro e confessional”. Algumas canções me lembram bastante Mallu Magalães e Los Hermanos; é perfeita pra te levar ainda mais fundo no poço quando bate a fossa.
E você, quais cantores brasileiros em ascensão você costumam escutar? E como chegou até eles? Deixa ai pra mim nos comentários que eu to super afim de conhece-los 😉