Como usar músicas no Youtube: o guia definitivo | Dropando Ideias

Este guia foi atualizado pela última vez dia 6 de Setembro de 2018. Fique atento!

Desde que postei no youtube meu vídeo de viagem para brotas, e bastidores da #galeraCH – a seleção eu recebo vários comentários e emails de outros blogueiros/youtubers querendo saber como fazer para usar esse tipo de música sem ter o canal ou o vídeo excluído. Ambos os vídeos contem músicas de artistas famosos como Arctic Monkeys, The Strokes, Marina and the Diamonds e outros, na versão original e com bem mais do que apenas 15 segundos de trilha! Dai eu decidi, para o deleite de vocês, fazer uma postagem completinha sobre como usar tais músicas, para vocês nunca mais correrem os riscos de ter problemas com copyright!

Biblioteca de áudio: conferindo os direitos autorais e de uso

Você acabou de gravar um vídeo e é hora de edita-lo, e aquela sua música favorita ia ficar perfeita de fundo! Mas será que tem problema usa-la? É na página  “Políticas de música” do youtube que você descobre isso e um pouco mais!

Com a música que você quer usar em mente, logue-se no seu canal. Clique na sua foto no canto superior direito e em seguida em “estúdio de criação“. No menu lateral esquerdo (onde consta Painel, Gerenciador de Vídeos, Transmissão ao vivo, etc) clique em “Criar” e em seguida observe as opções “Políticas de Música” e “Biblioteca de Áudio”.

Ao clicar na página “Biblioteca de áudio”, você vai notar que ela contem duas abas (Músicas Gratuitas e Efeitos Sonoros). Vamos entender cada uma dessas abas nessa página, já que elas são bem importantes e úteis!

Músicas gratuitas:

São músicas criadas por diversos artistas, que decidiram liberar seu uso a quem quiser, com algumas poucas regras. Geralmente essas regras são apenas adicionar os créditos ao artista na descrição do vídeo, ou até nem isso.

Em sua maioria, as músicas não tem letra, são apenas instrumentais, e eu recomendo que você as use de fundo para vídeos como vlogs. Essas músicas são gratuitas, são monetizáveis (ou seja, seus vídeos podem ter anúncios mesmo usando-as!), e você pode baixa-las ali mesmo no youtube; e mais importante: elas não vão sofrer mudanças em relação à seus direitos de uso, ou seja, você não vai acordar numa bela manhã e ver que o tal artista resolveu que ninguém mais pode usar a música dele em vídeos, portanto seu canal/vídeo será excluído por usar suas músicas, mesmo que o vídeo seja de anos atrás!

Repito: use as músicas da Biblioteca de Áudio do Youtube. Elas são excelentes para diversos tipos de vídeo e garantem a segurança e integridade do seu canal.

Efeitos Sonoros:

O nome é auto explicativo, né? São efeitos sonoros free e para uso livre com monetização. Tem latidos, som de moto, grunhidos de zumbi… Tem de tudo!

Política de Música (Antigo “Músicas com anúncios”):

Aqui ficam as músicas de nossos queridos artistas famosos! Logo ao abrir você já vai ler nomes como Justin Bieber, Katy Perry, Calvin Harris e cia. Use o painel de busca para achar aquela música que você estava pensando em usar e confira quais as condições de uso dela. Segue o exemplo:

Resolvi buscar uma música da banda Boyce Avenue, e logo ela apareceu nos resultados. Clicando na setinha ao lado do nome da música podemos ler mais sobre as suas condições de uso. Se eu usar a música Mirrors para um vídeo, ocorreria o seguinte: o vídeo poderia ser assistido por qualquer pessoa no mundo todo (Fique atento, algumas músicas definem países específicos em que a reprodução seria proibida), e o vídeo não seria monetizado para mim, apenas para a banda Boyce Avenue. Além disso, o artista poderia mudar de ideia a qualquer hora e tornar o vídeo proibido em qualquer lugar, ou ao contrário, libera-lo em qualquer lugar.

Como assim “dinheiro apenas para o Boyce Avenue”? Bem, se chamava “músicas com anúncios” pois quando você as usa os anúncios passam a gerar receita para o(s) dono(s) da música que você usou, apenas. Você não ganhará um centavo com este vídeo, toda a receita iria para o(s) artista(s) da(s) música(s) que você usar.

Sinceramente é muito difícil achar uma música no “Políticas de Música” em que você possa gerar receita, então pense bem se vale a pena deixar de ganhar dinheiro apenas para usar uma música X. Além disso, como eu já disse, há o risco de você usar e o músico resolver do dia para a noite que ninguém mais pode usa-la, e dai já viu né? Bye bye canal, bye bye vídeo.

A outra mensagem que você pode ver também é:

“Esta música não está disponível para uso em seus vídeos do YouTube. Se você usar esta música, o vídeo pode ser bloqueado ou o som pode ser desativado. Saiba mais.”

Se aparecer isso queridos, desista. Não pode usar essa música e pronto; usar é pedir pra ter o canal excluído!

Usando covers: Content ID e pedir permissão

Ok, a música que você queria não esta disponível para uso na Biblioteca do Youtube, mas ainda há esperanças! Mas primeiro você precisa saber o que é Content ID. Se você não estiver com preguiça pode assistir este vídeo super didático do próprio youtube para entender direitinho o que é Content ID, para a versão simplificada continue aqui comigo:

O Content ID é um sistema criado pelo youtube que analisa todos os vídeos postados para saber se eles possuem conteúdo de outras pessoas, como músicas, filmes e etc. Ele faz isso comparando o vídeo postado com mais de 3 milhões de arquivos originais cedidos pelos próprios criadores do conteúdo, e quando um “match” acontece o vídeo/canal pode ser bloqueado, excluído, ou apenas começar a gerar receita para o artista original do conteúdo, depende exclusivamente do artista.

Quando você usa uma música cover esse “match” não acontece, pois o cover não é igual à música original e por isso não é pego pelo Content ID!

como-usar-músicas-no-youtube-tutorial-dropando-ideias-3

Mas lembre-se: não é porque é um cover que aquilo não é trabalho de alguém. Quando quiser usar um cover disponível no youtube vá nos comentários e peça permissão para uso, ou envie um email (é possível encontrar emails para contato na página “Sobre” dos canais). Respeite o trabalho do coleguinha, gente!

Quando você conseguir a permissão, baixe apenas o áudio do vídeo. Você pode fazer isso usando os sites youtubetomp3 ou o clipconverter. Lembre-se também de linkar o vídeo original do cover na descrição ou em um cartão/card.

Espero ter ajudado todo mundo com esse tutorial! Você já usou músicas com direitos autorais e se deu mal? Conta ai pra mim nos comentários!

Comente!

aproveita e veja também

  • Dicas Online

    5 segredos que me fizeram crescer 200% no Twitter!

  • Tech

    Você sabe o que são torrents? + Tutorial

  • Música

    Conheça Doddleoddle: os covers mais fofos do youtube

Comentários

Busque no blog

Wishlist: Brazil Core na Shein para atrair o Hexa! 5 dicas para você escrever um livro em três meses! 10 álbuns incríveis que marcaram 2022! Onde comprar cosméticos asiáticos online no Brasil 8 Apps de fotos essenciais para usar em 2023 Como foi o Primavera Sound São Paulo Boardgames: jogos baratos e legais para jogar com amigos! O que assistir em NOVEMBRO nos streamings e cinemas?