Videogames são incríveis (e TedTalks sobre Videogames, também). Eles são uma forma de entretenimento divertida e moderna, mas também um jeito único de aprender coisas novas, ter experiencias empáticas ou só atirar em aliens invasores mesmo. Seja como for que você os experiencie, haverá sempre alguém que viveu aquilo de uma forma um pouquinho diferente, e as vezes vale a pena ouvir a história que ela tem pra contar.
Os TEDTalkssão palestras organizadas pela TED falando sobre diversos assuntos atuais com especialistas ou personagens que tem experiencias únicas para compartilhar. Grande parte dessas palestras ficam disponíveis gratuitamente no site da TED ou no Youtube – inclusive algumas sobre videogames -, e todas tem algo a te ensinar e compartilhar.
Hoje selecionei alguns TEDTalks sobre videogames que contam histórias de desenvolvimento, comunidade, gamedev, arte e muito mais. Prepare a pipoca, alguns lencinhos, e fique a vontade!
Um videogame para lidar com o luto – Amy Green
Você já deve ter ouvido falar de That Dragon, Cancer. O jogo sobre a história do menino Joel e sua família, enquanto eles lidam com o câncer do menino que eventualmente o levará a morte. Nessa palestra, Amy Green – desenvolvedora e mãe de Joel -, fala sobre o desenvolvimento de That Dragon, Cancer, mas principalmente sobre como o jogo a ajudou a lidar com a perda do filho, e como ela se sentiu com todos os prêmios que o game recebeu.
Por que eu trouxe Pac-Man para o MoMa – Paola Antonelli
Paola Antonelli trabalha no MoMa, o Museu de Arte Moderna de New York, e foi uma das principais responsáveis por colocar videogames lá dentro. Mais do que discutir se videogames são ou não são arte, ela comenta sobre o processo de colocar jogos dentro de um dos mais famosos museus do mundo, a repercussão da imprensa, e algumas das peças gamers que encontram-se no museu atualmente.
O jogo que pode te dar 10 anos extras de vida – Jane McGonigal
As palestras de Jane McGonigal são definitivamente algumas das melhores relacionadas a videogames dentro do TED. Dentre as que ela já apresentou, O jogo que pode te dar 10 anos extras de vida me parece uma das mais interessantes e otimistas. Nela, Jane explica como jogos podem melhorar nossas capacidades em diversas áreas, ligando a neurociência e nossas sinapses com jogos, quests e desafios.; e também contanto e sobre o jogo que ela desenvolveu especificamente para melhorar essas capacidades. Consegue lembrar de algum jogo que te fez ser uma pessoa melhor? Pois é, e Jane ainda diz que ela quer fazer o mundo “perder” muito mais tempo jogando.
Como eu usei Minecraft para ajudar crianças com autismo – Stuart Duncan
Mais conhecido na internet como “AutismFather”, Stuart Duncan um dia percebeu que a internet e o mundo dos jogos online eram tóxicos demais para o seu filho autista, que queria apenas aproveitar o mundo de Minecraft como qualquer outra criança. Ele resolveu então abrir um servidor exclusivo para crianças com autismo, e nesse TEDTalk sobre videogames conta como isso tudo aconteceu e como ele mantem o servidor e a comunidade.
Esta é a palestra mais comovente da lista. De uma hora para outra eu me vi chorando horrores pensando no quanto essa comunidade pode ser malvada com aqueles que mais precisam do nosso apoio e cuidado. É uma grande lição de como ser inclusivo e como criar comunidades online saudáveis para um jogo.
Spore, o nascimento de um jogo – Will Wright
Uma das mentes por trás de SimCity, The Sims e Spore: Will Wright falou em um TEDTalk sobre Videogames de 2007 – algum tempo antes do lançamento de Spore – sobre um dos jogos que me prenderia por muito tempo na frente do computador criando monstrinhos estranhos e comunidades malucas. Spore foi um jogo inovador em muitos sentidos, e esta palestra é uma verdadeira viagem no tempo para entender o que o mercado de desenvolvimento de jogos vivia a dez anos atrás.